Passo a Passo fácil com 7 dicas para você aprender como escrever um artigo cientifico.

Vamos ensinar a escrever seus artigos científicos com muita qualidade conforme as normas da ABNT.

Posted 15 dias atrás in Educação.

User Image
Central_do_Aluno
149 Amigos
718 Visualizações
como elaborar um artigo cientifico, sites de artigos cientificos, como elaborar um artigo, como escrever um artigo cientifico, como escrever um artigo, estrutura de um artigo, modelo de artigo científico, estrutura de um artigo cientifico, como montar um artigo cientifico, como montar um artigo, estrutura de artigo cientifico, modelo de artigo acadêmico, como escrever artigo cientifico, modelo de trabalho cientifico, modelo de artigo cientifico

 

Saiba como escrever um artigo científico.

 

Na verdade, escrever um artigo científico é um pouco mais complicado, principalmente porque você precisa ter um profundo conhecimento sobre o que está escrevendo.

Você sabe que no final de um curso de graduação, mestrado ou doutorado, todos os estudantes têm que apresentar um artigo científico. E, geralmente, tais trabalhos precisam estar de acordo com as normas da ABNT.

 

modelo de artigo cientifico, como elaborar um artigo cientifico, sites de artigos cientificos, como elaborar um artigo, como escrever um artigo cientifico, como escrever um artigo, estrutura de um artigo, modelo de artigo científico, estrutura de um artigo cientifico, como montar um artigo cientifico, como montar um artigo, estrutura de artigo cientifico, modelo de artigo acadêmico, como escrever artigo cientifico, modelo de trabalho cientifico 

 

Tag: como escrever um artigo cientifico, como escrever um artigo, estrutura de um artigo, modelo de artigo científico, como elaborar um artigo cientifico, sites de artigos cientificos, como elaborar um artigo, estrutura de um artigo cientifico, como montar um artigo cientifico, como montar um artigo, estrutura de artigo cientifico, modelo de artigo acadêmico, como escrever artigo cientifico, modelo de trabalho cientifico, modelo de artigo cientifico

 

 

Mas, o que é ABNT? É a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ou seja, são padrões que devem ser respeitados, como por exemplo, espaçamento, organização dos parágrafos, etc.

Talvez seja a primeira vez que você esteja fazendo um artigo científico e com muitas dúvidas, não é mesmo?

Qual vai ser o título?

Como deve ser a introdução?

Qual tipo de linguagem?

Para ajudar nessa tarefa crie  seu mapa mental, veja aqui como criar seu gratuitamente.

 

Por isso, vou te dar algumas dicas para poder te ajudar:

 

1- Fazer uma pesquisa sobre o tema

Vamos supor que você já definiu o tema que vai abordar.

E quanto mais material você conseguir reunir, melhor.

Faça uma pesquisa na internet ou até em bibliotecas.

Caso você tenha fluência em outras línguas, uma boa ideia é fazer uma pesquisa em revistas internacionais.

Pense em procurar por conteúdos de qualidade para dar mais valor ao seu trabalho.

 

2- Tente escrever sobre algo inovador

Antes de mais nada, para quem será direcionado seu artigo?

Na verdade, encontramos muitos artigos científicos falando sobre o mesmo tema e talvez fosse interessante você trazer uma nova abordagem a um determinado assunto.

Tenha em mente que um artigo científico precisa trazer uma nova contribuição. Então, busque aprofundar-se em um determinado tema e encontre algo novo para escrever.

 

3- Manter a coerência do texto

Alguns estudantes acham que basta fazer uma introdução, desenvolver o tema e uma conclusão.

Mas, deve haver uma coerência no decorrer de todo o texto, as ideias precisam estar coerentes entre si.

Um erro muitas vezes cometido é que colocam ideias soltas e aí o texto fica totalmente desconexo.

O seu texto precisa ser compreendido por quem está lendo e se não tiver lógica, ficará ilegível.

 

4- Cuidado para não copiar

Alguns estudantes acreditam que basta fazer uma cópia e o artigo está pronto.

E não é assim que funciona.

Por isso, procure sempre colocar citações de outros autores.

Toda vez que você for fazer uma referência a um livro, artigo ou trabalho de um outro autor, certifique-se de citar seu nome, ano, etc.

Agora, caso você queira fazer uma transcrição de um determinado trecho, utilize sempre as aspas, preste muita atenção: se este trecho conte mais de três linhas, precisa estar em um parágrafo destacado do seu texto, ter um recuo de 4cm da margem esquerda, a letra ser menor e o espaçamento entre as linhas deve ser simples.

5- Como fazer a introdução

Geralmente, na introdução, você deve fazer a apresentação do seu tema, a metodologia que usou para a pesquisa, os argumentos, o problema de pesquisa e quais foram suas motivações.

 

6- Desenvolvimento do texto

Como já foi dito, deve haver uma coerência entre as ideias, ou seja, é necessário manter uma linha de raciocínio.

 

7- Conclusão

Na conclusão, você deve incluir os aspectos mais relevantes do trabalho e que contenha a resposta ao problema levantado.

E nunca se esqueça de colocar toda a bibliografia que você usou para o seu trabalho.

Caso seu trabalho tenha que seguir as normas ABNT, o ideal é que você faça uma pesquisa para saber com mais detalhes todas as suas regras.

Em um trabalho de conclusão de curso, o TCC, você terá um orientador que irá te direcionar na melhor forma de você desenvolver seu trabalho, o que deve incluir e o que deve tirar.

Muitas vezes, o próprio orientador vai te dar sugestões de temas e cabe a você escolher o que melhor se encaixa no seu objeto de pesquisa.

 

(Assista o vídeo) Artigo Científico: conhecendo a sua estrutura

 

Se depois que leu esse e vários outros artigos e ainda está sofrendo com o seu TCC e não sabe exatamente o que fazer , como fazer e nem por onde começar.

Então eu tenho que te disser que mais de 6.000 pessoas já descobriram como fazer um TCC sem sofrimento e sacrifício.

O curso "Como Fazer um TCC" foi desenvolvido por professores e orientadores universitários, ou seja, por quem realmente sabe como transformar a tão sonhada Formatura em REALIDADE.

 

Se gostou desse artigo compartilha com seus amigos e deixe seu comentário...

 

Tag: estrutura de artigo cientifico, modelo de artigo acadêmico, como escrever artigo cientifico, modelo de trabalho cientifico, modelo de artigo cientifico, como elaborar um artigo cientifico, sites de artigos cientificos, como elaborar um artigo, como escrever um artigo cientifico, como escrever um artigo, estrutura de um artigo, modelo de artigo científico, estrutura de um artigo cientifico, como montar um artigo cientifico, como montar um artigo