Brasileiros em Portugal: Saiba como conseguir bolsas de estudo para Portugal

SEGREDO: Tudo que você precisa saber para estudar com bolsas de estudo em Portugal.

Posted 4 meses atrás in Educação.

User Image
Central_do_Aluno
157 Amigos
5154 Visualizações
pos graduação em Portugal, como estudar em Portugal, bolsas de estudo em Portugal, mestrado em portugal para brasileiros, universidade de lisboa cursos, bolsa de mestrado em Portugal, estudar medicina em Portugal, bolsas de estudo para Portugal, cursos em portugal para brasileiros, bolsas de estudo Portugal, faculdade de medicina em Portugal, como fazer faculdade em Portugal, como ir morar em Portugal, como fazer mestrado em Portugal, mestrado em portugal

 

Qual é o jovem que não sonha em estudar no exterior? E atualmente, está havendo uma grande procura por bolsas de estudo para Portugal.

Na realidade, a facilidade da língua é um atrativo a mais, pois por ser muito parecida com o nosso português, a comunicação fica bem mais fácil.

 

mestrado em portugal, pos graduação em Portugal, como estudar em Portugal, bolsas de estudo em Portugal, mestrado em portugal para brasileiros, universidade de lisboa cursos, bolsa de mestrado em Portugal, estudar medicina em Portugal, bolsas de estudo para Portugal, cursos em portugal para brasileiros, bolsas de estudo Portugal, faculdade de medicina em Portugal, como fazer faculdade em Portugal, como ir morar em Portugal, como fazer mestrado em Portugal,

Tag: universidade de lisboa cursos, bolsa de mestrado em Portugal, estudar medicina em Portugal, bolsas de estudo para Portugal, cursos em portugal para brasileiros, bolsas de estudo Portugal, pos graduação em Portugal, como estudar em Portugal, bolsas de estudo em Portugal, mestrado em portugal para brasileiros, faculdade de medicina em Portugal, como fazer faculdade em Portugal, como ir morar em Portugal, como fazer mestrado em Portugal, mestrado em portugal.

 

E sem falar que estudar em uma instituição de ensino no exterior além de trazer um diferencial para o seu currículo, será uma experiência pessoal extraordinária.

 

Antes de continuar a leitura, gostaria de lhe pedi um favorzinho; Compartilhe esse artigo nas redes sociais para que possamos levar a informação a mais pessoas.

 

Agora vamos continuar a leitura…

 

Você pode solicitar uma bolsa de estudos em Portugal tanto em Universidades Públicas quanto Privadas.

Existe a opção de conseguir uma bolsa e ainda receber uma ajuda de custo, mas isso vai depender das condições do candidato. E, se você for um aluno que tenha ótimas notas, é também possível conseguir uma bolsa por mérito.

Nesse caso, você também receberia uma ajuda de custo mensal.

Vale lembrar que cada instituição tem seus próprios regulamentos e a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, por exemplo, promove alguns concursos todos os anos para o acesso a bolsas de estudos em Portugal.

Além das provas aplicadas, eles irão avaliar os objetivos do estudante, seu currículo profissional e acadêmico.

 

Veja outras instituições de ensino que oferecem bolsas de estudo em portugal:

- Instituto Camões

- Comissão Fullbright

- Fundação Luso-Americana

- Fundação do Oriente

- Fundação Cidade de Lisboa

- Fundação Eugenio de Almeida

- Fundação Rotária Portuguesa

 

Essas são apenas algumas, mas existem muitas outras.

Mais de 20 universidades de Portugal oferecem para brasileiros bolsas de estudos.

Pós graduação em portugal: Por exemplo, o Instituto Politécnico de Leiria está com as inscrições abertas tanto para graduação quanto para pós-graduação.

Oferecendo bolsas de até 50% no valor total da anuidade.

Vale a pena dar uma conferida na página do Instituto pois há todas as informações que você precisa saber sobre o processo seletivo assim como várias dicas sobre o custo de vida em Portugal.

Para o Instituto, o estudante brasileiro que concluir um teste e escrever uma carta de motivação, pode conseguir a isenção da taxa de matrícula no valor de 500 euros.

O ideal é que você acesse as páginas destas instituições e verifique quais são os requisitos necessários.

Lembro também que aqueles que querem se candidatar a bolsas de estudos para Doutorado ou bolsa de mestrado em portugal devem fazer a solicitação diretamente ao CAPES através do site www.capes.gov.br.

Aí, você terá todas as informações que precisa.

Se esse for o seu caso, acesse a Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bolsas) através do site www.gulbenkian.pt e saberá mais detalhes.

 

Melhores universidades de Portugal

É bom você saber que mesmo as universidades ditas públicas em Portugal não são isentas de mensalidades como as daqui do Brasil.

Mas como algumas oferecem bolsas de estudos, talvez o valor final compense.

Só em pensar que está tendo uma educação de excelência num país do exterior, isso só vai agregar valor tanto profissional como academicamente.

 

Veja as melhores Universidades de Portugal:

- Universidade de Lisboa

- Universidade do Porto

- Universidade de Aveiro

- Universidade de Coimbra

- Universidade do Minho

- Universidade Católica Portuguesa

 

No momento de sua avaliação são considerados diversos aspectos como a reputação acadêmica, como os empregadores as veem, qualidade de ensino, número de alunos estrangeiros e quantidade de citações em artigos científicos.

 

Você sabia que algumas universidades portuguesas aceitam o Enem como forma de ingresso? É isso mesmo. Confira quais são:

- Universidade de Coimbra

- Universidade de Algarve

- Instituto Politécnico de Leiria

- Instituto Politécnico de Beja

- Instituto Politécnico do Porto

- Universidade de Aveiro

- Universidade de Lisboa

- Universidade do Porto

 

Essas são apenas algumas e mais uma vez, as universidades portuguesas mesmo públicas são cobradas mensalidades. Só para você ter uma ideia, o valor anual de um curso para estrangeiros pode variar entre 3 e 7 mil euros.

 

Veja também: 11 cursos superiores mais procurados do Brasil.

 

Como ir morar em portugal? 

Atravez do visto de estudante portugal

Na verdade, qualquer solicitação de visto é feito através do Consulado Geral de Portugal.

 

Se você acessar a página do Consulado na internet, vai observar que existem algumas modalidades:

- Estudar por um período superior a um ano

- Estudar por um período igual ou inferior a um ano

- Os beneficiários de bolsa de estudos atribuídas pela CAPES ou pelo Estado Português

 

Então, você deve clicar em qual modalidade você se encaixa e assim terá todas as informações necessárias para a obtenção do visto de estudante para portugal.

Você deverá enviar ao Consulado Geral toda a documentação requisitada e eles analisarão para ver a possibilidade da obtenção ou não do visto.

Uma das coisas que eles pedem é a carta de aceitação emitida pela instituição de ensino português ou comprovante de inscrição no curso.

Um outro ponto que eles levam em consideração é como você se sustentará em Portugal.

Isso pode ser demonstrado, por exemplo, do comprovante da bolsa de estudos que recebeu, um termo de responsabilidade de um familiar onde declara-se responsável por sua estadia ou uma cópia da declaração de renda onde comprove que possui meios próprios de se sustentar.

Então, dá uma checada lá no site do Consulado Geral de Portugal que está tudo bem explicado.

 

Como ir morar em portugal?

Essa é uma das grandes preocupações por parte dos estudantes, pois ficam com receio de não conseguirem arcar com o custo de moradia e alimentação, por exemplo.

Mas se você já for com seu visto de estudante, viajará com muito mais tranquilidade.

Na verdade, vai depender bastante do tipo de vida que você vai levar.

Existem Universidades que oferecem alojamentos para os alunos e você pode ter uma noção acessando as páginas das Universidades para saber qual o custo.

Para você ter uma ideia, as residências oferecidas pela Universidade de Coimbra oferecem salas comuns, cozinhas bem equipadas, banheiros, serviço de lavanderia e internet.

Outra opção é dividir um apartamento com outros estudantes, ficar em casas de famílias ou recorrer a hostels.

A maioria das Universidades oferece toda a ajuda necessária para que o estudante encontre o melhor local de moradia.

Na Universidade do Porto, é possível ficar no alojamento da própria universidade por um custo em média mensal de 135 a 190 euros. Neste preço está incluída a limpeza do quarto e a roupa de cama.

Então, é preciso fazer uma pesquisa prévia para saber qual opção será mais vantajosa e caso opte pelo alojamento na universidade, é necessário fazer uma solicitação o quanto antes pois a procura é bem grande.

O legal das Universidades portuguesas é que elas te dão todo o suporte e te orientam no que for necessário.

Veja nesse Guia "Passo a passo completo para morar em Portugal com sucesso" ele vai lhe dar informações completas para morar em Portugal, documetações, etc...

 

Indico também esse Ebook "Intercâmbio na Prática" O objetivo principal é explicar os benefícios de um intercâmbio.

 

Lembrando que esse artigo revela ótimas dicas e informações, mas recomendo que você assista o vídeo abaixo também.

(Assista o vídeo) Como é Estudar em Portugal? Nota do ENEM, Intercâmbio, Bolsas, Custo de Vida

 

 

 

Se gostou desse artigo compartilha com seus amigos e deixe seu comentário...

 

Tag: estudar medicina em Portugal, bolsas de estudo para Portugal, cursos em portugal para brasileiros, bolsas de estudo Portugal, pos graduação em Portugal, como estudar em Portugal, bolsas de estudo em Portugal, mestrado em portugal para brasileiros, faculdade de medicina em Portugal, como fazer faculdade em Portugal, como ir morar em Portugal, como fazer mestrado em Portugal, mestrado em portugal, universidade de lisboa cursos, bolsa de mestrado em Portugal