Tire suas dúvidas sobre o Enem 2018.

Vamos explicar para você todas as mudanças no Enem 2018

Posted 4 meses atrás in Educação.

User Image
Central_do_Aluno
157 Amigos
6031 Visualizações
Quem pode fazer o enem, enem local de prova,  fazer inscrição do enem,  enem página do participante, fazer inscrição do enem, como se inscrever no enem, como estudar para o enem, data da prova do enem, como saber o local da prova do enem, enem pagina do participante, estudar para o enem

 

 

Você já deve saber que o Enem é o caminho mais fácil para entrar em uma faculdade ou universidade, certo?


Está se preparando, mas ainda tem muitas dúvidas? Então, chegou no lugar certo. Vou te explicar como funciona, como fazer sua inscrição e muito mais.


Antes de mais nada, é bom você saber o que significa a sigla Enem, que é Exame Nacional do Ensino Médio, é através dele que os estudantes conseguem entrar para uma faculdade pública ou particular e dependendo da sua pontuação, conseguem bolsas e têm acesso a financiamentos.

 

enem local de prova, quem pode fazer o enem, fazer inscrição do enem, data da prova do enem, como saber o local da prova do enem, enem pagina do participante, enem página do participante, fazer inscrição do enem, como se inscrever no enem, como estudar para o enem

Enem página do participante, fazer inscrição do enem, como se inscrever no enem, como estudar para o enem, data da prova do enem, como saber o local da prova do enem, enem pagina do participante, estudar para o enem, quem pode fazer o enem, enem local de prova,  fazer inscrição do enem

 


Para você ter uma ideia, cerca de 50 universidades públicas e 400 universidades particulares usam as notas do Enem para o ingresso de seus alunos.

Antigamente, as provas eram realizadas em um único fim de semana, mas houve uma mudança.

Agora, as provas são divididas em dois fins de semana.

Os estudantes gostaram dessa nova forma pois não ficam tão cansados.


Como se inscrever no enem?


As inscrições são feitas totalmente online e, geralmente, acontecem no mês de maio indo até junho.

Confira o calendário do Enem 2018 clicando aqui .

Nos primeiros dias, o sistema fica um pouco congestionado pois o acesso é enorme. Imagine, são estudantes de todo o país tentando se inscrever.

No momento de você se inscrever, pode ter um pouco de dificuldade, mas insista. Tenha em mente que é somente através da inscrição que você conseguirá fazer as provas e assim poder ingressar em uma faculdade.

Então, as inscrições são feitas no site do Enem e você vai preencher um formulário onde informará seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail. Lembre-se que os dados devem estar todos corretos, principalmente o e-mail.


Depois, o próprio sistema vai gerar um boleto de pagamento que pode ser pago em qualquer rede bancária. Em 2017, o valor foi de R$ 82,00, mas para 2018 ainda não foi divulgado.

Depois que você pagar, em uns dois dias vai receber por e-mail a confirmação da sua inscrição. Por isso, é muito importante estar com o endereço de e-mail válido. E lembre-se que sua inscrição só é confirmada se o pagamento for confirmado.


Procure não deixar tudo para última hora!

Agora, alguns participantes têm isenção desta taxa:


- Estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública
- Estar enquadrado na Lei Federal 12.799/2013
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais


Qualquer dúvida que você tenha, no site do Enem você tem todas as informações.
Lembrando que é no momento da inscrição que você deverá informar se vai precisar de atendimento especial, como por exemplo, gestantes, idosos ou portadores de deficiência.

No site, está tudo bem explicado, é só seguir as orientações.


Usando a nota do Enem


Como eu já te falei, é através da nota do Enem que se consegue entrar em uma universidade, como também ter acesso a bolsas e financiamentos.

É sempre bom saber se a universidade que pretende estudar, aceita ou não a nota do Enem como forma de ingresso.

Acontece que algumas possuem vestibulares próprios e não aceitam a nota do Enem. Por isso, é bom dar uma conferida antes.

Em relação às bolsas, existe um programa do governo chamado ProUni que oferece bolsas em universidades particulares de 50% a 100%.

 

O que é preciso para concorrer a uma das vagas do ProUni?


- Ter cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública ou ter sido bolsista integral em escolas particulares.


- Para quem pretende uma bolsa de 100%, precisa ter uma renda de no máximo de um salário e meio por pessoa


- Para uma bolsa de 50%, a renda tem que ser no máximo de três salários mínimos por pessoa

O Prouni abre as inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. São gratuitas e devem ser feitas no portal do ProUni.


O que é Sisu?


Para você entender melhor como funciona o Sisu - Sistema de Seleção Unificada é mais ou menos assim: os estudantes que tiraram maiores notas podem escolher para qual universidade entrar e pode ser em qualquer local do país.

Você deve saber que alguns cursos são muito concorridos assim como algumas universidades.

Assim, quanto maior a nota do Enem, maior será sua chance.
As inscrições também são gratuitas e são feitas no portal do Sisu.

O ideal é que fique sempre atento aos noticiários, pois as datas das inscrições são sempre divulgadas pela mídia.


Cartão de confirmação


Fique acessando sempre o site pois é ali que você vai imprimir seu cartão.

Nele, estará seu nome, seu número de inscrição e o local das provas.

Geralmente, é divulgado umas semanas antes das provas.

Quando você fizer a sua inscrição, vai criar uma senha na página do participante.

É nessa página que você fica sabendo tudo sobre o Enem, basta digitar seu CPF e senha cadastrada.

Então, é aí que você vai saber seu resultado.

O MEC não envia o resultado por e-mail. E por falar em resultado, normalmente é divulgado na 2ª quinzena de janeiro no ano seguinte ao da realização do Enem.

Alguns estudantes ficam muito apreensivos, mas uma ideia é conferir o gabarito. Assim, já se pode ter pelo menos uma noção de quanto tirou.

Para isso, guarde seu cartão de respostas e espere o gabarito ser divulgado para dar uma conferida.

Uma outra coisa importante para você saber: para poder concorrer a uma bolsa do ProUni ou conseguir um financiamento, por exemplo, terá que ter obtido no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação.


Então, conseguiu tirar algumas dúvidas?


Prepare-se o melhor que puder! Pense que são milhares de candidatos no Brasil inteiro e quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas chances.

 

Veja támbem: 11 dicas para fazer uma boa redação no Enem

 

(Assista o vídeo) O que muda nos estudos para o ENEM 2018?

 

É agora ou nunca... 

Bom, depois de lêr vários artigos, perguntar a diversos colegar e pesquisar em dezenas de sites, agora você conhece ponto importante referente ao Enem

Agora é hora de partir para outra etapa, que é conseguir entrar na universidade onde tem o curso que você escolheu.

Então está na hora de se preparar e conseguir a nota que deseja no ENEM - SISU - PROUNI - FIES - PRONATEC.

Eu digo para você: Sua Melhor Opção é se Inscrever no Curso Profissão Estudante.

Despois de se escrever, vêm o passo mais importante!

Que é o colocar em Prática Tudo que Eu Vou te Ensinar, e Conquistar de uma vez por todas os Resultados que Você Sempre Esperou

Profissão Estudante é um curso 100% on-line, que você pode fazer quando e onde quiser, da sua casa ou de qualquer lugar pelo próprio celular.

Pelos próximos 12 meses ele estará sempre aqui do seu lado, quando você quiser revisar alguma coisa.

Você tem total liberdade de aprender no seu próprio rítmo. Vai poder ver e rever quantas vezes quiser, dentro do seu próprio tempo.

Independente da sua idade ou classe social, se você estuda sozinho ou matriculado em uma escola, se veio de escola pública ou particular, ou se você já é formado em outro curso e pretende mudar de carreira profissional, não importa, se você realmente quer aprender a estudar, potencializar sua memória, adquirir mais foco e disciplina, e conquistar a tão desejada vaga no curso dos seus sonhos, eu prepararei um curso épico pra você, totalmente revolucionário.

Veja dezenas de vídeos de depoimentos reais de alunos aprovados nas principais universidades do Brasil, muito desses alunos conquistaram os 1º lugares

curso revolucionário e surpreendente capaz de aprovar qualquer estudante no vestibular dos seus sonhos 

* VAGAS LIMITADAS!

 

Se gostou desse artigo compartilha com seus amigos e deixe seu comentário...

 
Enem página do participante, fazer inscrição do enem, como se inscrever no enem, como estudar para o enem, data da prova do enem, como saber o local da prova do enem, enem pagina do participante, estudar para o enem, quem pode fazer o enem, enem local de prova,  fazer inscrição do enem