Como saber qual faculdade fazer, EAD ou Presencial?

Iremos lhe explicar as diferenças de faculdade a distância e presencial

Posted 6 meses atrás in Educação.

User Image
Central_do_Aluno
157 Amigos
23439 Visualizações
O que significa ead, como saber qual faculdade fazer, qual faculdade devo fazer, qual curso devo fazer, que faculdade devo fazer, como escolher qual faculdade fazer, como descobrir qual faculdade fazer, o que é educação a distancia, como funciona faculdade a distancia, o que é ead

 

Faculdade a distância ou presencial

O ano começou e são muitas as pessoas que estão pensando em cursar uma faculdade, e dentre as muitas escolhas que ela tem de fazer está o tipo de graduação.


Hoje em dia é possível escolher entre uma graduação presencial ou de ensino a distância, o que facilitou muita vida de muitos, principalmente daqueles que não tem muito tempo ou algum impedimento para ir até uma instituição.

 

como saber qual faculdade fazer, qual faculdade devo fazer, qual curso devo fazer, que faculdade devo fazer, como escolher qual faculdade fazer, como descobrir qual faculdade fazer, o que é educação a distancia, como funciona faculdade a distancia, o que é ead, o que significa ead

Qual faculdade devo fazer, qual curso devo fazer, que faculdade devo fazer, como escolher qual faculdade fazer, como descobrir qual faculdade fazer, o que é educação a distancia, como funciona faculdade a distancia, o que é ead, o que significa ead, como saber qual faculdade fazer

 


Mas você sabe distinguir qual é a melhor escolha no seu caso?
Existem alguns fatores que devem ser lavados em consideração, e nesse artigo vamos saber um pouco mais sobre essas duas opções, suas vantagens e desvantagens, e ao final, você estará preparado para decidir qual será a apropriada para você.

 

Como funciona o Estudo a distancia (EAD)? 

 

Essa modalidade tem tido cada vez mais adeptos pela flexibilidade, economia de tempo e dinheiro. No ensino a distância o aluno tem acesso ao conteúdo de forma online. Por essa razão é muito importante que o candidato tenha acesso a infraestrutura necessária para acompanhar as aulas, em geral um computador com internet.


Além disso conhecimento básico em informática também é bem-vindo, para que o aluno consiga usar as ferramentas virtuais usadas durante o curso. E as vantagens da graduação a distância são muitas:

Combinação entre estudo e trabalho – Se você trabalha durante muitas horas e não consegue frequentar uma faculdade, essa opção é a ideal.

Menor custo – Um curso a distância é mais barato que um presencial, muito bom para quem não tem muito recurso, mas quer estudar.

Materiais didáticos já incluso no preço - Esse é um fator interessante, na maioria das vezes, nesse tipo de curso tudo o que você precisa estará disponível online.

Flexibilidade de horário - Poderá estudar quando e quanto desejar.

Entretanto se engana quem acha que a modalidade de ensino a distância seja uma escolha “mais fácil”, por mais autonomia que o aluno tenha, ele terá que cumprir prazos para a realização das atividades, terá que fazer trabalhos tanto individual como em grupo, será avaliado a frequência e também terá provas presenciais, as quais são obrigatórias.


A ideia é que a pessoa tenha chances de estudar mesmo com uma rotina apertada, mas as exigências e responsabilidades são as mesmas de uma graduação presencial. Tanto que para que a pessoa tenha sucesso nos seus estudos no modo EAD, é importante que ela tenha ou desenvolva algumas características, como:

Concentração - A concentração é muito importante, pois como o estudo será feito em um ambiente familiar e via internet, a probabilidade de acabar se distraindo com outras coisas é muito grande.

Facilidade no aprendizado – Se você é autodidata, aprende com facilidade as coisas sozinho, já possui uma boa vantagem.

Responsabilidade - Para cumprir com seus deveres referente ao curso.

Organização – Organize sua rotina para que não falte tempo para as aulas.

Disciplina – Haja o que houver, estude, não caia na tentação do “depois eu faço.”

Mas é claro que todas essas características também são necessárias no modo presencial, porém no ensino a distância elas são essenciais para os seus resultados.

A seguir veja algumas dicas que podem te ajudar:

Tenha uma rotina: Nosso cérebro funciona muito melhor com hábitos, sendo assim tente estabelecer um horário fixo para estudar;

Sono em dia: Durma bem, o sono é restaurador e melhora o funcionamento cerebral. O ideal seria dormir 8 horas pelo menos;


Escolha um lugar fixo: Escolha um lugar tranquilo e silenciosos onde poderá se concentrar;

Muita luz: Um local com boa luminosidade te ajudará estudar, e ainda vai afastar o sono.


Pratique, pratique, pratique: Se terminou os estudos do dia, que tal escrever sobre o que aprendeu? Um texto simples e resumido vai te ajudar a absorver a matéria além de te treinar para uma redação;

Se divirta: Por mais puxada que seja a sua rotina e dê vontade de somente ficar na cama nas horas de folga, se distraia, pois, o estresse pode atrapalhar sua concentração;


Vimos até agora tudo sobre graduação a distância, mas e a presencial? A seguir falaremos mais sobre ela.

  

Graduação Presencial é para você?

 

Se você é daqueles que aprendem melhor no convívio social e pela transmissão oral, com a possibilidade do contato físico e questionamento em tempo real, sim, o curso presencial é ideal para você.
Além de ser a opção mais comum é a preferida de muitos, pois a maioria possui uma facilidade de aprendizagem no presencial. As características desse método de ensino são:

Aulas todos os dias e presenciais;
Interação com colegas;
Avaliação presencial;
Contato direto com professores;
A frequência é medida pela presença;
Mensalidades mais caras e com custos adicionais de transporte e alimentação.


Um fator muito importante a se considerar é que no ensino presencial há um maior envolvimento do aluno com a experiência universitária. O contato presencial é um fator de grande importância para a aprendizagem, porque o aluno tem interação não somente com os professores, conforme já salientamos, mas também com palestras, simpósios, e atividades extracurriculares.


No entanto é bom salientar que tanto a graduação a distância como a presencial possuem a mesma carga horária, na emissão do diploma não há distinção entre elas, é o mesmo método para ambas.


Para te ajudar melhor, separamos alguns fatores que podem te auxiliar a tomar uma decisão final, você deve fazer uma graduação presencial se:

Mora em uma cidade que possui o curso;
Não consegue se concentrar e estudar em casa;
Quer fazer algum curso que tenha a necessidade de aulas práticas, como medicina;
Se pretende usar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ou Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Com todas essas informações e dicas você está preparado para escolher uma das opções, o segredo é ser honesto consigo mesmo e analisar qual se encaixa no seu perfil. As responsabilidades são as mesmas, o ensino possui a mesma qualidade, o que conta na verdade, são as suas características como estudante.
E então, qual será a sua escolha? Boa sorte!

 

Acompanhe esse video para tirar o restantes das suas duvidas sobre as diferenças de faculdade a distancia e presencial

 

Então esta na hora de se preparar e conseguir a nota que deseja no ENEM - SISU - PROUNI - FIES - PRONATEC.


Você deve esta se perguntando como?


Sua Melhor Opção é se Inscrever no Curso Profissão Estudante Agora e Colocar em Prática Tudo que Eu Vou te Ensinar, e Conquistar de uma vez por todas os Resultados que Você Sempre Esperou

Profissão Estudante é um curso 100% on-line, que você pode fazer quando e onde quiser, da sua casa ou de qualquer lugar pelo próprio celular.

Pelos próximos 12 meses ele estará sempre aqui do seu lado, quando você quiser revisar alguma coisa.

Você tem total liberdade de aprender no seu próprio rítmo. Vai poder ver e rever quantas vezes quiser, dentro do seu próprio tempo.

Independente da sua idade ou classe social, se você estuda sozinho ou matriculado em uma escola, se veio de escola pública ou particular, ou se você já é formado em outro curso e pretende mudar de carreira profissional, não importa, se você realmente quer aprender a estudar, potencializar sua memória, adquirir mais foco e disciplina, e conquistar a tão desejada vaga no curso dos seus sonhos, eu prepararei um curso épico pra você, totalmente revolucionário.

Veja dezenas de vídeos de depoimentos de alunos aprovados, basta clicar aqui para assistir.

 

* VAGAS LIMITADAS!

 

 

Se gostou desse artigo compartilha com seus amigos e deixe seu comentário...

 

 

Que faculdade devo fazer, como saber qual faculdade fazer, qual faculdade devo fazer, qual curso devo fazer, como escolher qual faculdade fazer, como descobrir qual faculdade fazer, o que é educação a distancia, como funciona faculdade a distancia, o que é ead, o que significa ead