5 Dicas para se dar bem no curso EAD.

Já se foi o tempo em que a gente chamava cursos de graduação e pós-graduação a distância, os famosos EAD, de tendência. Os cursos que podem ser feitos em casa são realidade no universo dos estudos e possibilitam que milhares de brasileiros estudem e conquistem sua graduação sem precisar sair de casa.


Além de uma excelente alternativa para quem tem dificuldade para se deslocar, o curso EAD também se transforma em uma ótima opção os que precisam se qualificar, mas, pela correria do dia a dia, não conseguem ir até a faculdade. Seja para cuidar da família ou até mesmo por conta do trabalho, cumprir uma rotina de estudos é sempre desgastante e requer dedicação.

Pensando nisso, listamos dicas importantes para você, que procura um curso EAD mas ainda está em dúvida se vai conseguir dar conta da rotina ou até mesmo se vale a pena investir em em um formato diferente do habitual.

1 – Estudar a distância exige disciplina
Se você escolheu um curso a distância pensando que vai precisar estudar menos, já vamos adiantar para você que este é o caminho errado. Estudar a distância exige mais disciplina e dedicação do que os cursos presenciais, afinal, é você quem define sua rotina de estudos e exercícios. Em resumo, o sucesso no curso depende da dedicação nos estudos e principalmente da sua disciplina. Quem não se organiza acaba se perdendo nas aulas e exercícios e desiste da graduação, mesmo investindo na matrícula e na mensalidade.

Não seja um dos desistentes, faça um planejamento de estudos, organize-se para acompanhar as aulas e siga em frente!

2 – Traga o virtual para o real
Mas se eu escolhi o virtual, porque vocês querem me tirar deste ambiente? Fique tranquilo que a gente explica para você! Quando se inicia uma aventura na educação, seja ela uma graduação, seja uma pós-graduação, é recomendável que você explore todas as experiências possíveis. Na escola, por exemplo, você tinha amigos. Certo? Muitas vezes, quando as aulas não agradavam ou as dúvidas surgiam, seus amigos ajudavam. Além disso, quando estudamos, nossos amigos fazem o tempo passar mais rápido e tornam a experiência ainda mais enriquecedora.

Por isso, sempre que possível, se relacione com outros alunos. Se tiver uma turma do seu bairro ou cidade fazendo o mesmo curso que você, organizem um grupo de estudos, se relacione com eles dentro e fora do ambiente do EAD.

Viver intensamente a experiência da graduação fará você aprender mais e se divertir durante esse processo.

3 – Faça sempre mais
Você está investindo seu tempo e dinheiro em um curso com o objetivo de aprender e ganhar novas oportunidades profissionais. Certo? Então, por que não aproveitar tudo que o curso oferece? Dizemos isso porque muitos fazem apenas as aulas e avaliações, mas não aproveitam os plantões de dúvida, as aulas extras e demais conteúdos.

Aproveite tudo que puder! Faça sempre mais que o necessário para completar o curso. Quem mergulha no ambiente do curso aprende mais e consegue enxergar as reais oportunidades oferecidas, tanto no ensino quanto no mercado de trabalho.

4 – Um bom ambiente para estudar é fundamental
Já dissemos nessa lista de dicas que é preciso ter disciplina para encarar um curso EAD. Este item é um fator que complementa e faz toda a diferença na sua rotina de estudos. Não basta organizar apenas os horários, organize também ambiente tranquilo para assistir às aulas e estudar. Procure em sua casa um local bem iluminado, com boa conexão de internet e com espaço para que você possa ficar tranquilo enquanto assiste às aulas.

Um ambiente convidativo aos estudos ajuda no entendimento da aula, melhora o desempenho do aluno e tira muito daquela sensação de cansaço que muitas pessoas têm durante a aula e pode ser causada pelo ambiente escolhido ou até mesmo pelo barulho, que gera perda de concentração.

Quem tem dificuldade para criar esse ambiente em casa, a dica é procurar escolas e bibliotecas próximas que oferecem ambientes de estudo. Lá, você poderá ter a tranquilidade que tanto procura.

5 – Procrastinação: sua maior rival
Com tantos vídeos de gatinhos fofos na internet, como é possível focar nos estudos? Acredite, este é o seu maior desafio nos estudos a distância. Aquele amigo que te chama no Facebook, o vídeo do YouTube que todo mundo está falando. Quando a gente abre o computador, as distrações são incontáveis e manter o foco vira uma missão quase impossível.

É quando aparece sua maior inimiga, a procrastinação. Ela vai tentar te levar para qualquer lugar que não seja o de estudar e você precisa lutar bravamente contra isso.

Para vencer esse combate, você precisa eliminar as distrações na hora de estudar. Isso significa fechar todas as abas do navegador com conteúdos que não sejam relacionados à aula, colocar o celular no modo silencioso e só atender ligações em caso de emergência.

Encare o ambiente de estudos como uma sala de aula presencial, onde o foco é a matéria. Só assim você vai vencer a luta diária contra a procrastinação.

Agora que você está preparado para ingressar na sua pós-graduação a distância, chegou a hora de pesquisar cursos e instituições.

A UCDB Virtual oferece opções de cursos EAD em diversas áreas, além da tradição e credibilidade da Universidade Católica Dom Bosco. Os cursos são desenvolvidos por professores antenados nas novidades e no mercado de trabalho em uma plataforma super intuitiva para você explorar tudo que os cursos podem oferecer.

Veja o post original: https://goo.gl/4eXxWu

image

Por favor, faça o login para curtir, admirar, compartilhar e comentar !