4 Áreas promissoras para quem faz Biologia

Se você adora biologia mas ainda tem dúvidas se esta é a escolha certa para o vestibular, a gente vai te dar uma força. Muita gente pensa que o ingresso na Faculdade de Biologia está diretamente relacionado com um futuro na carreira acadêmica, mas não é só disso que vivem os profissionais da área.


Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, quem faz um curso de biologia conta com um campo de trabalho promissor, com novas oportunidades de carreira para os que se aventuram no estudo das formas de vida do nosso planeta.

Pensando nisso, listamos algumas das áreas e profissões voltadas para quem é formado em biologia, algumas mais tradicionais, e outras que você nem imaginava que possuem relação direta com a área.

4 áreas de trabalho para quem faz faculdade de biologia:

1 – Laboratório, biotecnologia e genética

Inovação, pesquisa e tecnologia, todas juntas e misturadas em laboratórios que mais parecem filmes. Muitos podem não saber, mas profissionais de biologia são muito requisitados em laboratórios e são responsáveis pelo estudo dos organismos para entender mais sobre sua genética. É através desses estudos que são descobertos novos tratamentos para doenças e análises detalhadas de comportamentos de seres vivos, o que pode resultar em grandes descobertas para a saúde e a natureza.

Pesquisas para melhorar geneticamente os seres vivos, para que eles possam se adaptar às novas situações de clima, local e temperatura, analisar microorganismos para produzir novos remédios, essas são apenas algumas das atribuições de biólogos que escolheram o caminho da pesquisa e dos laboratórios como profissão!

2 – ONG’s e instituições voltadas para o Meio Ambiente

Trabalhar em prol da natureza e da preservação de nosso planeta. Acredite, esta é uma das áreas mais requisitadas para biólogos no mercado de trabalho. Trabalhar na conservação de espécies em reservas ecológicas, administrar, fiscalizar e gerenciar parques, trabalhar em programas de preservação ambiental fazendo análises sobre a população animal e vegetal de locais específicos do planeta, trabalhando diariamente para diminuir o impacto humano no meio ambiente.

Estas são missões para biólogos que realmente amam a natureza e que, muitas vezes, precisam estar dispostos a viajar para lugares distantes dos centros urbanos para morar ou passar grandes períodos de trabalho com pesquisa.

E você, conseguiria encarar um desafio desses?

3 – Bioinformática

Nem só de natureza vive a biologia. Biólogos trabalham com computadores, sim! Se você adora a área, mas tem um perfil menos aventureiro e prefere a parte de análise e dados, a bioinformática é o campo perfeito para você.

Em plena ascensão, a bioinformática é responsável pela análise de dados relacionados a funções biológicas e genéticas, a partir de softwares complexos que envolvem análise de dados, matemática, física, química, estatística, biologia molecular e engenharia da computação.

Graças a pesquisas e combinações analisadas na área de bioinformática, novos remédios são descobertos, e as principais inovações genéticas acontecem.

Por isso, se você tem grande capacidade analítica e paixão pela biologia, seu lugar pode ser nesse mercado! Universidades e Centros de pesquisa, além da indústria farmacêutica buscam profissionais da área para reforçar seus times de pesquisas e desenvolvimento.

4 – Indústria alimentícia

Sabe tudo isso que a gente falou sobre pesquisa de laboratórios, genética e bioinformática? Tudo isso pode ser utilizado em uma das funções mais nobres da humanidade: criar novas gordices para as pessoas comerem!

Pouca gente sabe, mas a demanda por biólogos na indústria alimentícia é grande, eles são responsáveis pela análise e desenvolvimento de novos alimentos, além de contribuir para a criação de novas técnicas de conservação e armazenamento de comida.

O conhecimento da natureza e dos seres vivos são fundamentais para a indústria de alimentos, que tem como objetivo alimentar boa parte dos seres vivos do planeta.

O trabalho na indústria alimentícia pode ser uma aventura inusitada e cheia de novidades em um mercado sempre promissor.

Empolgado com as novas possibilidades que o mercado oferece para quem faz faculdade de biologia? Para estar preparado para os novos postos de trabalho, é preciso escolher uma universidade que está sempre antenada às novidades e oportunidades que o mercado oferece.

Veja agora mesmo: https://goo.gl/wKSsPV

image

Por favor, faça o login para curtir, admirar, compartilhar e comentar !